energia das marés
A energia da natureza
Como os recursos naturais estão sendo utilizados como fonte energética e por que o século XXI precisa disso
PREFÁCIO
Durante décadas, o uso da energia renovável era uma ótima idéia que parecia pertencer a um futuro muito distante. A boa notícia é que esse sonho já virou realidade no mundo todo.
Desde o protocolo de Kyoto a humanidade vem se preocupando com o uso sustentável das energias renováveis.
Em maior ou menor grau, todos os países estão desenvolvendo projetos com alternativas limpas - as energias renováveis e os biocombustíveis.
O mundo resolveu investir na energia verde não por modismo, mas por necessidade. O século XX foi dos combustíveis fósseis, como petróleo e carvão, a previsão é de que a reserva mundial de petróleo seja suficiente para mais 40 anos. Nossas reservas de energias estão cada vez mais vão se esgotando. E a implementação de novas tecnologias é de fundamental importância, para o uso racional das energias renováveis, e da necessidade de redução das emissões de gases nocivos para a atmosfera, os GEE (Gases de efeito de estufa) redução da emissão do CO2 .
As questões climáticas locais apelam para uma mudança de atitude, juntamente com os preços elevados do petróleo, estão fazendo que crescentemente se crie legislação vital para o uso das energias renováveis, incentivos e comercialização da mesma.
Considerando que muitas iniciativas de energia renovável são em enorme escala, as energias renováveis aplicadas também são adequadas para as áreas rurais onde não existe rede elétrica, onde a energia é geralmente crucial no desenvolvimento humano.
Globalmente falando: - Cerca de três milhões de famílias recebem energia a partir de pequenos sistemas fotovoltaicos.
- As micro hídricas são usadas em grande escala como aldeias ou municípios.
- Mais de 30 milhões de habitações rurais recebem iluminação e águas quentes feita a partir do biogás.
- Fornos