Energia da marés
São Paulo
2014
ENERGIA DAS MARÉS
São Paulo
2014
Introdução
Esse trabalho tem como objetivo abordar o tema da energia das marés, mostrando seu funcionamento, vantagens e desvantagens do uso dessa energia e os impactos ambientais causados por ela.
O que é
Também conhecida como energia maremotriz, a energia das marés é o modo de geração de energia através da utilização da movimentação da água dos oceanos e a provocada pelas marés. É uma fonte de energia renovável (não acaba), limpa (não gera poluição) e alternativa.Dois tipos de energia maremotriz podem ser obtidas: energia cinética das correntes devido às marés e energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa.
Como é gerada
O sistema utilizado é semelhante ao de uma usina hidrelétrica. As barragens são construídas próximas ao mar, e os diques são responsáveis pela captação de água durante a alta da maré. A água é armazenada e, em seguida, é liberada durante a baixa da maré, passando por uma turbina que gera energia elétrica.
Vantagens - É uma fonte de energia limpa e renovável.
- É uma alternativa para países que por diversos motivos não podem gerar energia elétrica através de outras formas. Desvantagens
- Necessidade de ter uma situação geográfica favorável, ou seja, presença de marés no litoral e desnível no solo do oceano.
- A implementação do sistema de uma usina maremotriz ainda é caro em relação ao sistema de hidrelétrica. Assim, a relação custo/benefício ainda não é vantajosa para muitos