Primeiro semestre do curso Tecnologia em Gestão Ambiental.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
ISAIAS DOS REIS VIEIRA DA SILVA
Produção Textual Individual: Primeiro semestre do curso Tecnologia em Gestão Ambiental.
1 - CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO:
A região de Ribeirão Preto abrange 25 municípios em 9.301 Km²,esta Localizada na região nordeste de São Paulo, possui 97,52% de sua população residente em meio urbano (SEADE, 2014).
Dados do IBGE (2014) indicam que a população do município no censo de 2010 é de 649.556 habitantes. Sua densidade demográfica é de 928,92 hab/km². Dados disponíveis no SEADE (2014) indicam que, em 2010, cerca de 3,5% da Produto e Renda do município advinha da agropecuária, para um PIB da ordem de R$31 bilhões, com renda per capita por volta de R$25.570. Dados relevantes para caracterizar o município na ação dos aspectos antrópicos, como demografia, Economia e urbanização. Tais fatores impactam significativamente no estado ambiental da região, como é visto na monocultura canavieira que toma grande parte do entorno do municipio provocando perda da biodiversidade, contaminação do solo e água.
2- IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO BIOMA:
Ribeirão Preto tem como predominância o bioma Cerrado, este como define LUIZ DA CUNHA e FREITAS ZÔMPERO (2011), que este bioma esta localizado principalmente no planalto central do Brasil, ocupa algo próximo de 24% do território nacional, um pouco mais de dois milhões de quilometros quadrados. Porém, algumas estimativas apontam que restam apenas, 61,2% deste total, distribuidas por áreas no planalto central e no nordeste, enquanto as maiores áreas ocupam a região meio-norte, nos estados do Maranhão e do Piauí.
O cerrado expande-se ainda por Rondônia, Roraima, Amapá, Pará e também São Paulo. O cerrado representa a segunda maior formação vegetal brasileira depois da Amazônia, o cerrado é uma savana tropical de riquezas incomparáveis em termos de