energia cinética
Pigmentos fotossintéticos
2. Resumo:
Inicialmente realizou-se a trituração das folhas misturadas com álcool. Através da filtração, utilizando nomeadamente um filtro, foram feitas duas filtrações. Depois de terminadas as filtrações, obteu-se uma solução de clorofila bruta, e transferiu-se parte dessa solução para uma caixa pétrica, onde foi realizada a cromatografia.
Os pigmentos fotossintéticos são substâncias capazes de absorver a luz visível utilizada no processo fotossintético. Estes pigmentos são fundamentais no mecanismo da fotossíntese.
Fotossíntese é um processo físico-químico realizado pelos seres vivos clorofilados, em que eles utilizam dióxido de carbono e água, para obter glicose através da energia da luz. A fotossíntese pode ser traduzida da seguinte forma: 12H2O + 6CO2 → 6O2 + 6H2O + C6H12O6. Este é um processo do anabolismo, em que a planta acumula energia a partir da luz para uso no seu metabolismo, formando adenosina trifosfato, o ATP. As folhas possuem células denominadas fotos sintetizadoras, que contém clorofila e são muito sensíveis à luz. Quando a luz incide numa molécula de clorofila, esta absorve parte da energia luminosa que permite a reação do gás carbónico com água, produzindo carbo-hidratos e libertando oxigénio.
3. Palavras-chave:
Clorofila
Cromatografia
Pigmentos fotossintéticos
Fotossíntese
Nutrição autotrófica
Fotometria
Espectrofotometria
4. Resultados
Folhas
Solução de Clorofila Bruta / Cromatografia
Filtração da solução de clorofila
Cromatografia (final) da solução de clorofila bruta
5. Discussão dos resultados: Inicialmente, começou-se por cortar as folhas em pedaços para dentro de um gobelé. De seguida juntou-se álcool e trituraram-se as folhas com uma varinha. Após a trituração, recorreu-se à filtração com um pano. Quando obtida a filtração da solução verteu-se uma parte desta para uma caixa