ENEM
681990340360
Foto de Militão, São Paulo, 1879. ALENCASTRO, L. F. (org). História da vida privada no Brasil. Império: a corte e a modernidade nacional. São Paulo: Cia. das Letras, 1997. (Foto: Reprodução/Enem)
Que aspecto histórico da escravidão no Brasil do séc. XIX pode ser identificado a partir da análise do vestuário do casal retratado acima?
O uso de trajes simples indica a rápida incorporação dos ex-escravos ao mundo do trabalho urbano.
A presença de acessórios como chapéu e sombrinha aponta para a manutenção de elementos culturais de origem africana.
O uso de sapatos é um importante elemento de diferenciação social entre negros libertos ou em melhores condições na ordem escravocrata.
A utilização do paletó e do vestido demonstra a tentativa de assimilação de um estilo europeu como forma de distinção em relação aos brasileiros.
A adoção de roupas próprias para o trabalho doméstico tinha como finalidade demarcar as fronteiras da exclusão social naquele contexto.
Resolução
A questão 29 da prova azul do Enem de 2011 trata-se basicamente de uma interpretação de imagem e um pouco de conhecimento histórico. Nos é dada uma imagem de um casal de negros, onde devemos analisar seu vestuário e indicar qual aspecto (elemento) aponta para uma característica da escravidão da época (século XIX)
A partir da análise da imagem, percebemos que o casal se trata de negros livres e uma característica para isso é o uso dos sapatos, uma vez que os escravos mantidos em cativeiros eram obrigados a andar descalços.
Com isso, o aspecto histórico da escravidão no Brasil do séc. XIX pode ser identificado pelo uso de sapatos que é um importante elemento de diferenciação social entre negros libertos ou em melhores condições na ordem escravocrata.