Endosporo
Os endósporos são estruturas formadas por algumas espécies de bactérias Gram-positivas, sobretudo dos gêneros Clostridium e Bacillus, quando o meio se torna carente de agua oude nutrientes essenciais. Assim, a formação do esporo em procarionte é um tipo de diferenciação celular que ocorre como resposta a uma situação desfavorável do meio ambiente.
Endósporo é uma estrutura dormente, dura, e não-reprodutiva produzida por um número pequeno de bactérias do grupo Firmicutes. A função primária da maioria dos endósporos é garantir a sobrevivência da bactéria por períodos de "stress" ambiental. Eles são portanto resistentes a ultravioleta eradiação gama, seca, lisozima, temperatura, fome, e desinfetantes químicos. Endosporos são comumente encontrados no solo e na água, onde eles sobrevivem por longos períodos de tempo. Algumas bactérias produzemexósporos ou cistos ao invés de endosporos.
Alguns membros do gênero Clostridium causam doenças como a gangrena, o tétano, o botulismo e a intoxicação alimentar. Alguns membros do gênero Bacilluscausam o antraz (carbúnculo) e a intoxicação alimentar. Exclusivos das bactérias, os endósporos são células desidratadas altamente duráveis, com paredes espessas e camadas adicionais. Eles sãoformados dentro da membrana celular bacteriana. Quando liberados no ambiente, podem sobreviver a temperaturas extremas, falta de agua e exposição a muitas substâncias químicas toxicas e radiação.
Estrutura
Diferente dos eucariotos, que geralmentes produzem esporos para fins reprodutivos, bactérias produzem um único endósporo internamente. O esporo é envolvido externamente por um revestimento delgado conhecido como exospório, que por sua vez recobre a capa do esporo 1 . A capa do esporo possui características bioquímicas que respondem pela resistência do endósporo a várias moléculas tóxicas e agentes físicos 1 e também pode conter enzimas envolvidas na germinação. O córtex está localizado internamente à capa do esporo e é formado por