endoscópio
Aparelho de Endoscopia
Introdução
A endoscopia é uma especialidade médica que se ocupa de obter imagens médicas diagnósticas utilizando-se um endoscópio. Este é um aparelho que consta basicamente de uma fonte de luz e alguma forma de vizualização da imagem, pode ser dada de forma anal, venctrual ou gastrointestinal.
A endoscopia é utilizada:
No trato gastrointestinal:
Esôfago, estômago e duodeno
Intestino delgado
Cólon
Ducto Biliar
Intestino Delgado
No trato respiratório:
Nariz
Trato respiratório inferior
No trato urinário.
No sistema reprodutor feminino:
Cérvice
Útero
Trompa de Falópio
Cavidades corporarais normalmente fechadas (através de uma incisão)
Cavidades pélvicas ou abdominais
Interior de uma articulação
Órgãos no peito
Durante a gravidez:
Âmnio
Feto
Em cirurgias plásticas.
A Endoscopia Digestiva consiste num método de investigação de doenças do esôfago, estomago e intestinos através de tubos flexíveis introduzidos pela cavidade oral ou anal. A primeira chama-se endoscopia digestiva alta e a segunda, colonoscopia. Esses instrumentos permitem visualizar a mucosa (revestimento interno) do tubo digestivo, e realizar detalhada avaliação, assim como coletar material ou mesmo realizar pequenas cirurgias.
Inicialmente, examina-se o órgão como um todo, para verificar se há alguma alteração em seu revestimento. Na prevenção do câncer, é método bem estabelecido, especialmente do câncer de estômago, esôfago e intestino grosso. Pequenas lesões, assim como lesões superficiais podem ser removidas durante o procedimento endoscópico, evitando-se desta forma cirurgia convencional. A endoscopia, como um todo, evoluiu muito nas últimas décadas. Pode-se, também, examinar as vias biliares e pancreáticas.
Hoje a tecnologia dividiu os equipamentos em dois tipos: fibroscópios, que transmitem a imagem através de uma fibra ótica, e os vídeo-endoscópios, que transmitem as imagens através de uma micro câmera, ou CCD, e