endomarketing
Nos dias atuais, o grande diferencial competitivo das organizações são as pessoas e a forma como as mesmas percebem a sua empresa. Esta percepção tem um valor acentuado no comprometimento e obtenção de resultados positivos à imagem da empresa e ao fortalecimento da marca
FUNDAMENTOS DO ENDOMARKETING
O endomarketing emergiu como resposta à globalização e à necessidade de adaptação das empresas. O conceito de marketing passou por várias mudanças até atingir o foco nas necessidades do cliente, que incluiu novos processos para a sua fidelização e satisfação. Esta evolução remete a dicotomia entre marketing centrípeto e marketing centrífugo. Enquanto o marketing centrípeto canaliza a sua atenção para o endomarketing, o marketing centrífugo utiliza-se do marketing centrípeto para agregar valor ao produto e/ou diferenciar a prestação do serviço, realçando a posição estratégica competitiva da empresa.
A força do marketing centrípeto considera que as pessoas que trabalham na organização são responsáveis pelos serviços prestados, pelos produtos oferecidos e são cobrados constantemente por padrões de qualidade. Desta forma, surge a importância de se criar mecanismos que atendam às necessidades dos funcionários, desenvolvam uma imagem positiva da empresa frente ao público interno e melhorem o processo de comunicação.
A principal função do endomarketing é atrair e reter o cliente interno, com a função de obter resultados positivos para a empresa.
Na concepção de BEKIN o endomarketing deve partir de três premissas básicas:
• O cliente só pode ser conquistado e retido com um serviço excelente;
• Os funcionários são um ativo valioso e constituem o primeiro mercado para a organização, logo, devem ser tratados como clientes e valorizados;
• Excelência em serviços significa um gerenciamento de recursos humanos que envolve e compromete os funcionários com os objetivos e decisões da empresa.
A IMPLEMENTAÇÃO DO ENDOMARKETING
A implementação de um processo de