Endomarketing
O endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado.
Diante dessa nova linguagem, "vender" o produto para o funcionário passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho.
A comunicação interna também pode e deve se propor a ajudar as pessoas a se sentirem mais felizes em seu ambiente de trabalho onde, em tese, passam pelo menos um terço de suas vidas.
O endomarketing existe para atrair e reter seu primeiro cliente: o cliente interno, obtendo significativos resultados para as empresas e, também, atraindo e retendo clientes externos.
Afinal, funcionários insatisfeitos com as condições de trabalho e com os próprios produtos lançados, irão fazer uma contra-propaganda cada vez que multiplicam fora da empresa a sensação de descontentamento que os dominam. E, caso estejam satisfeitos com a empresa, poderão "vendê-la" para o cliente externo.
O funcionário deve saber a importância do lugar onde trabalha e da sua própria importância, pois só assim ele poderá ter um bom ambiente de trabalho e equipe.
Significado de Endomarketing.: O termo “endo”, do grego “edón”, significa para dentro. Logo, o endomarketing consiste em vender uma ideia para o cliente interno, ou seja, o funcionário da empresa. Se de certa forma existe um trabalho de comunicação feito para clientes externos e consumidores (para posicionamento da empresa ou promover um produto, por exemplo), o endomarketing tem o papel de executar ações similares internamente. Estas ações são focadas no bem-estar dos colaboradores, o que, consequentemente, melhora a produção e a capacidade intelectual das equipes.
Fonte: Endomarketing: significado e propósitos | Portal Carreira &