Endomarketing
O Endomarketing tem se tornado uma importante ferramenta de gestão para as organizações, pois tem como foco o alinhamento de todos os funcionários para o alcance dos objetivos organizacionais.
O principal benefício é a visão compartilhada e o fortalecimento das relações, onde todos são clientes de todos.
“Todos os problemas são problemas de todos.” (CERQUEIRA, 2002. p.44).
As empresas precisam convencer seus funcionários a comprar o seu produto/serviço antes de vender ao cliente externo. Isso significa imbuir a idéia de que cada funcionário é parte fundamental para o alcance do sucesso, tornando-o um aliado, fomentando a idéia de que seu sucesso está ligado ao sucesso da empresa.
Do ponto de vista estratégico, o endomarketing pode ser visto como um processo para adequar a empresa a um mercado orientado para o cliente, visando tornar a empresa competitiva a partir do comprometimento do seu público interno.
A sua visão estratégica como ferramenta de gestão deve ser desenvolvida, atribuindo-lhe o mesmo grau de importância do marketing externo no planejamento estratégico corporativo. Um envolvimento da alta direção na definição e priorização das ações de endomarketing é de suma importância para que as ações tenham êxito, além da garantia de concretização dos projetos propostos.
Segundo Brum (1998, p.36), existem duas estratégias básicas relacionadas com a comunicação interna:
- A primeira focaliza a empresa, a visão da direção, os propósitos e os objetivos gerais da Organização. Os programas voltados para a mudança de uma determinada cultura, que comunicam uma nova visão da empresa, enquadram-se nesta categoria que visa modificar as atitudes dos funcionários, promovendo o compromisso e a lealdade para com a Organização.
- A segunda estratégia focaliza a tarefa, pois diz respeito à comunicação de questões específicas