Endividamento das familias brasileiras
INTRODUÇÃO
Com a linha de crédito mais acessível para os consumidores da classe C, as famílias brasileiras tem tido um comportamento financeiro muito complexo: Não fazendo o orçamento compatível ao que recebe e o que gasta. Compra-se muito pelo simples prazer, e não aquilo que é realmente necessário. São variados os motivos que levam as pessoas a gastarem mais do que ganham: A compulsão, cultura, os status entre outros.
Apesar de pesquisas mostrarem que a renda média mensal dos brasileiros aumentou e o desemprego está baixo, a inadimplência continua grande.
Segundo pesquisa publicada no Jornal Gazeta de 28 de outubro de 2012, no mês passado, o percentual de famílias com dívidas ficou em 23%. A facilidade de acesso ao crédito principalmente do cartão de crédito, o apelo ao consumo e, principalmente, a falta de planejamento tem levado muitas famílias brasileiras ao endividamento atrapalhando com isto o orçamento doméstico.
É preciso repensar atitudes e caminhos para que o problema seja solucionado.
Desenvolvimento
O endividamento ocorre em função de vários fatores como a mídia, a publicidade é grande e a facilidade de compra principalmente no cartão de crédito que é considerado um grande vilão que leva o brasileiro a adquirir mais bens não duráveis como celulares de alta tecnologia, notebooks, fazendo com isso que ele comprometa sua renda familiar. Os bancos e lojas oferecem crédito de maneira simples e prática seduzindo com isso os clientes, mas crédito fácil não é sinônimo de crédito barato. A compulsão, às vezes o desemprego também levam a inadimplência.
A maioria dos brasileiros usa o limite do cheque especial fazendo disso pagamento, usam também o cartão de crédito estouram seu limite e vão pagando só o mínimo e, isso vai tornando-se uma bola de neve.
Os jovens quando