Crianças abandonadas no brasil
ariane cristina ribeiro silva
ABANDONO INFANTIL:
DUAS FACES DA MESMA MOEDA
ITAPETININGA
2012
ARIANE CRISTINA RIBEIRO SILVA
ABANDONO INFANTIL:
DUAS FACES DA MESMA MOEDA
Trabalho de PSICOLOGIA SOCIAL,SOCIOLOGIA,FILOSOFIA,FUNDAMENTOS HISTÓRICOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS II ........ apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de SERVIÇO SOCIAL.........
Orientador: Prof. LISNÉIA RAMPAZZO,SERGIO DE GOES BARBOZA,ADARLY ROSANA,MÁRCIA BASTOS
ITAPETININGA
2012
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4 Abandono infantil:Uma antiga realidade 4 A criação do Estatuto da Criança e do Adolescente 5 Politicas sociais de Vargas e da atualidade 6
Crianças como sujeitos de direito 7 Crianças abandonadas no Brasil 8
4 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo abordar o abandono infantil existente no Brasil desde o século XVIII,e que vem se arrastando até o presente momento,deixando milhões de crianças desamparadas a mercê da própria sorte.
Embora seja um tema bastante complexo,pois muitos são os fatores que levam uma mãe a abandonar o seu filho,tentarei expor da melhor maneira possível essas razões,deixando claro que a miséria foi e ainda é,um dos principais fatores.
* abandono infantil:uma antiga realidade
O abandono de crianças no Brasil existe desde o século XVIII,pois muitas mães e famílias não tinham condições de crias seus filhos acabavam abandonando-os nas ruas.O principal fator do abandono sempre foi a miséria.
Entretanto,existiam outros fatores que levavam uma mãe a abandonar seu filho no século XVIII,e o principal deles ocorria pelo fato de a mulher engravidar quando ainda era solteira,as mães solteiras sofriam um processo de discriminação e preconceito e consequentemente abandonavam os seus filhos.(1)
Mas e hoje em pleno século XXI o