END E EN
Os ensaios mecânicos dos materiais são procedimentos padronizados quecompreendem testes, cálculos, gráficos e consultas a tabelas, tudo isso em conformidade com normas técnicas. Realizar um ensaio consiste em submeter um objeto já fabricado ou um material que vai ser processado industrialmente a situações que simulam os esforços que eles vão sofrer nas condições reais de uso, chegando a limites extremos de solicitação.
Ensaios Destrutivos:
Definição:
São aqueles que
Deixam algum sinal na peça ou corpo de prova submetido ao ensaio, mesmo que estes não fiquem inutilizados.
Exemplos: tração, compressão, cisalhamento, dobramento, flexão, embutimento, torção, dureza, fluência, fadiga e impacto.
Importância:
É por meio dos ensaios mecânicos que se verifica se os materiais apresentam as propriedades que os tornarão adequados ao seu uso. Dessa forma, tem-se o controle de qualidade do produto, garantindo assim confiabilidade e segurança para o cliente.
Tipos mais Comuns:
Ensaio de Tração:
Consiste na aplicação de uma carga de tração crescente, em uma única direção, em um dado corpo de prova, previamente preparado e normatizado, até a ruptura do mesmo. Neste ensaio deseja-se medir a variação no comprimento em função da carga aplicada. Muitos dados técnicos são obtidos com este ensaio e é um dos mais utilizados no mundo metalomecânico, os principais dados obtidos neste ensaio são Limite de Resistência à Tração, Limite de Escoamento, Módulo de Elasticidade, Módulo deresiliência, Módulo de Tenacidade, Ductilidade, Coeficiente de Encruamento coeficiente de Resistência.
Ensaio de Compreensão:
Consiste na aplicação de uma carga compressiva, em uma única direção, em um dado corpo de prova, previamente preparado e normatizado. Deseja-se determinar ade formação linear obtida. Quando um material é submetido ao ensaio de compressão, areação entre tensão e deformação são semelhantes as obtidas no ensaio de tração.
Ensaio