enchente
Suas causas e consequências, bem como as respostas e as ações para prevenção vem se tornando parte das discussões dentro da comunidade cientifica, principalmente após tantos alertas das mudanças climáticas, com as mudanças climáticas resultam no aumento da frequência e intensidade das chuvas.
Todos os anos é a mesma coisa na época das chuvas de verão. Varias regiões do pais enfrentam as enchentes que desabrigam milhares de pessoas, além de ferir e até matar outras tantas. Normalmente os maiores prejudicados são as pessoas pobres da periferia que não possuem condições seguras e ideais de moradia.
As enchentes são calamidades naturais ou não que ocorrem quando um leito natural recebe um volume de água superior ao que pode comportar resultando em transbordamentos. Pode ocorrer em lagos, rios, córregos, mares e oceanos devido a chuvas fortes e contínuas. São consideradas, entre as catástrofes naturais, as que mais danos causam à saúde da população e ao patrimônio, com elevada morbimortalidade, em decorrência do efeito direto das inundações e das doenças infecciosas secundárias aos transtornos nos sistemas de água e saneamento. ]
Quando ocorre a enchente de forma natural nos rios, a própria área ribeirinha contem toda a grande quantidade de água, não trazendo danos mais graves a população. Já quando as regiões ribeirinhas já estão tomadas pela população, ocorre com maior freqüência e força trazendo grandes prejuízos. Acontece pela interferência humana deixando assim de ser uma calamidade natural.