Encenação: guerra de canudos
Aluno(a)(s) ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
1. Este filme foi lançado em 1936, momento em que ainda se viviam os efeitos da Grande Depressão, provocada pela crise de 1929, período marcado por dificuldades econômicas, desemprego e perseguições políticas. De que modo esse contexto se manifesta no filme?
2. Na segunda metade do século XIX, o pensador alemão Karl Marx (criador das teorias acerca do socialismo científico - apresenta uma análise crítica da realidade política e econômica, da evolução da história, das sociedades e do capitalismo), já denunciava o fenômeno da coisificação existente nas sociedades capitalistas. Segundo Marx, as relações sociais que aproximam as pessoas acabam se transformando basicamente em relações de troca, de interesse, gerando uma desvalorização muito grande do ser humano, que passa a ser visto como uma “coisa”. Com base nessas informações, responda:
2.1. “Tempos Modernos” denuncia a coisificação do ser humano? Justifique.
2.2. Por que o relógio aparece tantas vezes no filme?
3. As cenas que envolvem a invenção da máquina de comida provocam reflexões a respeito não só da supremacia da máquina e da tecnologia, mas também do impacto social provocado pela máquina. Então, responda:
3.1. Que críticas podem ser detectadas nessas cenas?
3.2. Que contradição social é apontada na invenção de novas máquinas, considerando-se a situação dos trabalhadores da época?
4. Compare “Tempos Modernos” a programas do tipo reality show, como Big Brother: que semelhanças você identifica entre eles? Explique.
5. Leia, abaixo, a canção “Tempos