Encefalite
A encefalite se caracteriza por inchaço e infecções agudas do cérebro. É uma doença rara e tornam-se graves quando o cérebro inchado é comprimido contra o arcabouço ósseo do crânio, podendo conduzir à morte. Ela pode se manifestar também por infecção viral, bacteriana ou infestações de parasitas e protozoários. Os vírus causam a inflamação do cérebro e o tecido cerebral fica inchado, o que pode destruir as células nervosas e causar sangramentos e outros danos cerebrais. As inflamações podem ser gerais e comprometer todo o sistema nervoso ou podem ser focais, localizadas apenas numa região limitada do cérebro. A sua forma focal e crônica, denomina-se Síndrome de Rasmussen.
A encefalite afeta principalmente bebês e crianças, mas também pode ocorrer em adultos com o sistema imunológico fragilizado. Esse sistema é de grande eficiência no combate a microorganismos invasores, alem disso é responsável por limpar o organismo e protegê-lo contra doenças. Quando afetados o organismo manda uma resposta mediata a fim de combater o corpo estranho.
Alguns dos tipos de encefalite são:
Encefalite viral
Encefalite bacteriana
Encefalite amebiana primária
Encefalomielite
Encefalite auto-imune
Meningoencefalite
Encefalite letárgica
Encefalite límbica
Leucoencefalite hemorrágica aguda
A doença pode ser ocasionada por vírus, complicações de uma grande variedade de doenças infecciosas e também por infecções diretas do cérebro por bactérias e fungos, que geralmente dão origem a abscessos, e por outras causas, como reação a vacinas, doenças autoimunes, parasitas entre outros.
A exposição a vírus pode acontecer por meio de:
Inspiração de gotículas respiratórias de uma pessoa infectada.
Alimentos ou bebidas contaminadas.
Picadas de mosquitos, carrapatos ou outros insetos.
Contato com a pele.
Os sintomas da doença variam de acordo com a causa. Alguns pacientes, por exemplo, podem apresentar sintomas de resfriado ou de infecção estomacal antes dos sintomas de encefalite. Mas