Encefalite rábica
RAIVA
NOMES POPULARES
Doença do Cachorro Louco, Hidrofobia
ESPÉCIES ACOMETIDAS
Animais domésticos principalmente cães e gatos. Animais silvestres: macaco, lobo, gato do mato, guaxinim, raposa, gambá e todas as espécies de morcegos.
CARACTERÍSTICA DO VÍRUS
É um vírus de genoma RNA da ordem Mononegavirales, família Rhabdoviridae, gênero Lyssavirus.
FORMAS DE TRANSMISSÃO
Através da inoculação do vírus presente na saliva do animal infectado, em geral por mordida, e mais raramente por arranhaduras ou lambeduras de mucosas.
DEFINIÇÃO
A raiva é uma doença infecciosa aguda, causada por vírus, que compromete o Sistema Nervoso Central (SNC), caracterizada por um quadro de encefalite. Todos os mamíferos, incluindo o homem, são susceptíveis ao vírus da raiva podendo, portanto, serem infectados pelo mesmo e desenvolver a doença. O prognóstico é fatal em praticamente todos os casos.
• ENCEFALITE RÁBICA
O vírus penetra no organismo, replica-se no ponto de inoculação nas junções neuromusculares o vírus por meio da glicoproteína, se liga especificamente ao receptor da acetilcolina dos nervos periféricos, progredindo centripetamente em direção ao SNC, por um processo chamado septneurites, com deslocamento aproximado de 100-400 mm por dia.
• ENCEFALITE RÁBICA
Durante todo o período de incubação o vírus permanece no local do ferimento, ficando invisível ao organismo. Ao atingir concentrações suficientes para alcançar as terminações nervosas, o vírus propaga-se até o SNC não estimulando a resposta imune humoral ou celular. A bainha de mielina protege o vírus rábico do sistema imune.
• ENCEFALITE RÁBICA
Do SNC, o vírus se replica e segue centrifugamente para o sistema nervoso periférico e autônomo, as glândulas salivares e alcança diferentes órgãos.
PERÍODO DE INCUBAÇÃO
• Homem - muito variável podendo ser de alguns dias até 2 anos, em média 60 dias. • Cão - varia em média entre 21 dias a 2 meses, podendo ser de 10 dias a 8 meses.