Capacitaçao
BELÉM-PA
2005
1. JUSTIFICATIVA
Nos últimos anos, o estado do Pará registrou um número acentuado de casos de Encefalite Rábica em humanos e animais. A Secretaria de Saúde do Estado, através de suas Regionais e Nível central, vem executando, com muito esforço e dedicação, a vigilância, medidas preventivas e de intervenção, visando minimizar os casos de Raiva Animal e eliminar casos de Raiva Humana, cuja evolução é sempre fatal, o que depõe contra todo o modelo atual dos sistemas de saúde Municipal, Estadual e Federal. O presente projeto tem como objetivo reestruturar as Regionais e capacitar os novos servidores que estão iniciando no serviço público e promover adequações e estratégias para o Programa Estadual da Raiva.
2. OBJETIVO GERAL
Capacitar funcionários das regionais, principalmente os servidores do Departamento de Endemias, nas novas estratégias para desenvolvimento efetivo do Programa da Raiva no Estado do Pará.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Capacitar funcionários do Departamento de Endemias no controle da raiva; • Formar multiplicadores do programa para difusão nos municípios; • Repassar as atividades e estratégias do programa, com base nas ações desenvolvidas no Ministério da Saúde; • Retroalimentar o programa, através de divulgação e cobrança das ações nas Regionais; • Informar as Regionais sobre a real situação do agravo no estado e criar estratégias p/ eliminá-lo;
4. METODOLOGIA Essa capacitação deverá ser feita se utilizando verbas do Teto Financeiro de Vigilância em Saúde. Serão utilizados como recursos didáticos materiais técnicos do Programa Estadual e do Ministério da Saúde, audiovisuais (multimídia) e filmes em DVD. Todo o material do curso será disponibilizado em CD-ROM para as regionais e as mesmas serão responsáveis pelo repasse do treinamento aos municípios.
5.