Emreendedorismo
Uma abordagem sistemática percorre um grande caminho em direção à obtenção de três objetivos. Primeiro ela ajuda a resolver mais questões com sucesso. Segundo, aumenta a confiança, o respeito e o comportamento entre partes que têm negociações em andamento ou repetidas. Terceiro, ela minimiza o tempo gasto nas negociações ao fazê-las bem na primeira vez. Isso requer que se tomem resoluções que sejam de autentica perfeição e possam de fato ser implementadas.
As situações de negociação podem ser identificadas através de suas cinco características:
1. Uma troca de dar e receber entre duas partes;
2. A existência simultânea de restrições e pressões, resultando em atrito ou desconforto entra as duas partes;
3. Um problema ou questão de importância razoável, cuja solução é buscada pelas partes;
4. A presença da incerteza;
5. A existência de um conflito real ou sentido entre as posições das partes.
Donald B.Sparks
Texto 2
Uma reflexão sobre a abordagem sistêmica na negociação
As teorias administrativas abordadas pelos pesquisadores clássicos e humanistas foram amplamente criticadas por ignorarem o relacionamento entre a organização e seu ambiente externo esses esforços eram baseados em uma abordagem cientifica chamada teoria dos sistemas.
O enfoque sistêmico tem servido de referencia para ações de pesquisa. Segundo Maximiano, quem aprende a utilizar tal enfoque aprende a enxergar sistemas. No entanto, para enxergar sistemas é preciso educar-se a fim de perceber elementos da realidade como parte de sistemas.
Dante Pinheiro Martinelli-Flavia Angeli Ghisi O negociador de sucesso em uma negociação é conseguir o melhor resultado possível, nem sempre 100% de ganho, trata-se de fazer o melhor acordo possível, de modo a buscar uma negociação que traga um resultado positivo para todas as partes envolvidas. Para ter sucesso o negociador deve fazer uso de certas habilidades. Essas habilidades não nascem com os negociadores, elas