Histologia
A Histologia Animal é a parte da Biologia que estuda os tecidos animais. Tecido é o conjunto de células que desempenham funções específicas. O tecido pode ser formado por células iguais ou diferentes entre si, mas todas realizam a mesma função. Os tecidos animais podem ser classificados em quatro tipos fundamentais: epiteliais, conjuntivos, muscular e nervoso.
TECIDO EPITELIAL
A principal característica desse tecido é a pouca quantidade de substância intercelular, fazendo com que suas células fiquem intimamente unidas, conferindo-lhe grande resistência. O tecido epitelial pode ter origem embrionária na ectoderme, mesoderme ou endoderme. Suas funções principais são: proteção, revestimento, secreção, absorção de nutrientes e trocas gasosas. O tecido epitelial não apresenta vasos sanguíneos (raras exceções) e sua nutrição se dá por difusão de substâncias presentes nos capilares localizados no tecido conjuntivo subjacente, mas possui terminações nervosas.
Tipos de tecidos epiteliais Tecido epitelial de revestimento
Também chamado de epitélio de revestimento, reveste o corpo externamente (epiderme), protegendo-o contra atritos, invasão de microrganismos ou facilitando a evaporação e, internamente (tubo digestório, sistemas respiratório e urinário), absorvendo nutrientes, oxigênio, etc. Esse epitélio pode ser formado por uma única camada de células (epitélio simples) ou por várias camadas (epitélio estratificado). Ocorre também, um terceiro tipo (epitélio pseudo-estratificado), constituído por uma camada de células com núcleos em alturas diferentes, o que lhe confere uma aparência de estratificação. Quanto mais fino o epitélio, melhor será sua capacidade de absorção; quanto mais espesso, melhor a sua capacidade de proteção. Os epitélios de revestimento também são classificados de acordo com a forma das suas células superficiais, que podem ser cúbicas, cilíndricas (prismáticas) ou achatadas, sendo respectivamente chamados de cúbicos,