Emreendedorismo
Montar um hotel simples. Os hotéis fazem parte da “Indústria da Hospitalidade”. Indústria da Hospitalidade é um termo que se refere a uma variedade de organizações e “negócios interdependentes, como hotéis, restaurantes, atrativos turísticos, meios de transporte, agências de viagem e de entretenimento, serviços voltados para o atendimento ao turista e programas governamentais de fomento ao turismo”. (BNDES, 2005, p. 115). Os hotéis são classificados de acordo com o grau de conforto que oferecem a seus hóspedes, à qualidade das instalações, do atendimento e dos serviços prestados, dentre outros critérios definidos pela ABIH- Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e EMBRATUR – Instituto Brasileiro de Turismo.
Essa classificação está definida da seguinte forma:
Categoria/Símbolo:
*Super Luxo - SL
* Luxo
* Superior
* Turístico
* Econômico
* Simples Não existe obrigatoriedade de classificação do estabelecimento. Ela é feita por meio de requerimento à ABIH que vistoria o hotel e lhe atribui a classificação. Entretanto, a classificação confere mais credibilidade ao empreendimento, pois indica a disposição do proprietário em submeter-se às regras e padrões exigidos do negócio.
Nesta Idéia de Negócio, o foco será concentrado no Hotel de Uma Estrela, que corresponde a categoria Simples, de acordo com a ABIH.
História do Negócio pretendido:
A atividade de hotelaria na história da humanidade não está precisamente registrada. Supõe-se que essa atividade surgiu da necessidade natural dos viajantes, de saciar a fome, e de repousar em seus deslocamentos. A primeira notícia sobre a criação de um espaço destinado especificamente à hospedagem vem de alguns séculos antes da era cristã, quando na Grécia Antiga, no santuário de Olímpia, eram realizados os jogos olímpicos. Para esses eventos, foram construídos o estádio e o pódio, onde se homenageavam os vencedores e ficava a