Renan
A poluição das águas e do solo
[pic]
Oceanos, lagos, mares e rios, sobretudo os que estão nas proximidades de regiões industrializadas, estão seriamente poluídos. Centenas de rios e lagos dessas regiões não possuem mais nenhum tipo de vida. Grande parte dos oceanos e mares, principalmente nas regiões costeiras, onde se concentra a maior parte da fauna marinha, encontra-se violentamente poluída.
Principais fontes de poluição das águas:
a) Os efluentes industriais e residenciais.
b) O chorume do lixo orgânico.
c) O lixo sólido.
d) Os resíduos agropecuários.
e) A mineração.
O lançamento de esgoto nos rios e lagos
As bactérias decompositoras se alimentam do material orgânico presente no esgoto.
Sabemos que as bactérias são microorganismos unicelulares que possuem uma capacidade de se reproduzir rapidamente, dependendo das condições ambientais, a cada 20 minutos elas se dividem em duas.
Com o aumento excessivo das bactérias aeróbicas (utilizam o oxigênio para respirar), o oxigênio presente na água torna-se escasso, ocasionando a morte de outros seres que necessitam deste gás para sobreviver, como por exemplo, os peixes que necessitam de uma quantidade maior de oxigênio, pois são maiores.
Em um determinado momento, somente as bactérias anaeróbicas (não utilizam o oxigênio para respirar) são capazes de sobreviver nesses ambientes, elas liberam algumas substâncias, como o gás sulfídrico que possui um odor desagradável.
Em São Paulo, esta situação infelizmente acontece em três rios importantes: Pinheiros, Tietê e Tamanduateí.
O lançamento de esgoto nos mares e rios deve ser evitado, pois o esgoto deve passar por um processo de tratamento, onde será eliminado todas as substâncias tóxicas presentes nele.
Eutrofização
A eutrofização consiste no aumento de nutrientes e matéria orgânica no ambiente aquático, fortalecendo o desenvolvimento das algas. Este fenômeno pode ser realizado utilizando