Empédocles
O presente trabalho, foi realizado na disciplina de Epistemologia e História da Psicologia, tendo como objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos da história, de como formou as ideias dos pensadores, fazendo com que tenhamos uma visão crítica e ao mesmo tempo uma visão ampla dos acontecimentos.
No presente trabalho temos as seguintes abordagem, como o princípio de todas as coisas com o filosofo pluralista Empédocles, as quatro raízes: água, ar, fogo e terra, ou seja, ele concordava que a natureza possuía uma só origem, mas inovou ao pensar essa origem não apenas derivada de um princípio único, mas sim composta pelas quatro raízes fundamentais, e estes elementos são governados por duas forças cósmicas o amor e o ódio, sendo assim um agrega e o outro desagrega.
O trabalho apresenta uma breve biografia do filósofo, e em seguida seu pensamento, reflexão, tese. Como metodologia temos: pesquisas, leituras, interpretações e escrita.
Vida e Obra
Primeiro pensador que procurou resolver o impasse eleático. Nascido em Agrigento, por volta de (484/481) a.C. Morreu em torno de (424/421) a.C. Um homem que certamente possuía muitas virtudes: foi médico, dramaturgo, político, poeta e filósofo. (REALI; ANTISERI, 2003, P.40).
Empédocles expressou em versos o seu modo de pensar bem como seu conhecimento sobre a Natureza e sobre religião, compôs um poema Sobre a natureza e um Carme lustral. “Relatos sobre seu fim pertence à lenda: Segundo alguns, teria desaparecido durante um sacrifício; conforme outros, ao contrário, ter-se-ia jogado no Etna.” (REALI; ANTISERI, 2003, P.40).
Desenvolvimento
Os primeiros filósofos são chamados de pré-socráticos, o termo usado do pré -socráticos indica uma tendência de pensamento eles buscavam a essência dos princípio das coisas e a formação delas, tem como um só objetivo a compreensão da natureza. (http://static.scielo.org/scielobooks/p5mw5/pdf/godoy-9788579831270.pdf).
Empédocles assim como os demais filósofos pré-socráticos, acreditava