TRABALHO FILOSOFIA FILME 1
Nome: Priscila Bezerra da Silva Matricula 2012200695
Nome: Tayna Teixeira de Queiroz Matricula: 2012100942
Nome: Izabele Cristina Magalhães Martins Matricula: 2012200436
Nome: William Teixeira de Queiroz Matricula : 2012200195
Turma 832
Filme: Em nome da Rosa
No filme, o monge franciscano representa o intelectual renascentista, que com uma postura humanista e racional, consegue desvendar a verdade por trás dos crimes cometidos no mosteiro.
Indução: Assim que o monge William Baskerville (Sean Connery) entra no mosteiro ele identifica o outro monge entrando em um local rapidamente e saindo com ar de contentamento, ao qual ele associou este fato ao caminho que leva até ao banheiro.
Indução:O monge William vê o corvo em cima de uma cova no cemitério e percebe que alguém morreu recentemente.
Dedução: Somos seres racionais, cuja inteligencia emanada de Deus e a Igreja tentava castrar este lado intelecto do homem , tentando repassar de que tudo que acontecia de bom ou de mal era designado por Deus.
Dedução:a Igreja se deleitava em riqueza,senhora feudal e ainda mantinha escravos a seu bel prazer.Como se pode pregar fé, resignação e paciência e, ainda pregar a divisão do que temos com os nossos irmão se a própria Igreja nega isso e acumula riquezas.
Intuição:O monge percebe que o papel estava escrito em suco de limão para esconder algo.
Intuição:O monge William percebe que para abrir a porta precisa pressiona as letras corretas,de acordo com que o enigma encontrado diz.
Abdução:O monge William percebeu que os dedos e a lingua dos monges mortos estavam negros e ligou os pontos, assim que conseguiu o livro,pois viu que os monges foram mortos porque leram e foram envenenados por folhearem as páginas com o dedo.
Abdução:O monge William mostra que a caligrafia no papel foi escrita por um canhoto e que o único monge que seria canhoto estava morto e por ele ser um assistente