ARTIGO NARLA
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA SAÚDE: ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO NA SAÚDE DA FAMÍLIA
Acadêmicas: Narla Núbia Rodrigues de Moura Tatiane Ramalho Lima.
GURUPI – TO ABRIL DE 2014
NARLA NÚBIA RODRIGUES DE MOURA
TATIANE RAMALHO LIMA
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA SAÚDE: ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO NA SAÚDE DA FAMÍLIA
Artigo apresentado ao Centro Universitário UnirG, como parte de requisitos para obtenção parcial de nota da disciplina de Psicologia da Saúde.
Orientadora : Aline Rezende Pimentel.
GURUPI – TO
ABRIL DE 2014
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
ESF-> Estratégia de Saúde da Família;
NASF-> Núcleo de Apoio a Saúde da Família;
PSF-> Programa de Saúde da Família;
SUS-> Sistema Único de Saúde.
1- INTRODUÇÃO
A Psicologia é uma ciência que visa buscar recursos, procura compreender o ser humano, o seu comportamento, para facilitar o convívio consigo próprio e com o outro. (FERNANDES, 2008).
Porém nos últimos anos a Psicologia vem se inserindo nas políticas públicas de saúde com importantes contribuições e dessa maneira é explicita a sua relevância para quaisquer atividades, seja para o bem estar individual ou da comunidade.
Desta maneira para o Conselho Federal Psicologia (2006), a atuação do psicólogo contempla diversas áreas visando promover o respeito à dignidade e à integridade do ser humano, assim sendo deveria ser obrigatória à presença deste profissional na estratégia de saúde da família (ESF), já que o conselho apoia a inserção deste desde o ano de 2006. Tendo em vista a especificidade do trabalho do psicólogo, sendo esta necessária de acordo com as habilidades e competências do mesmo torna-se imprescindível a presença do próprio num contexto de atenção básica, sendo que atualmente, poucos são os psicólogos que se encontram realizando atividades junto à ESF,