empresas
No século passado a função das empresas eram atingir suas metas de vendas de forma que a preocupação em satisfação dos clientes nem eram levadas em consideração, a ideia principal era vender. Com o passar do tempo as empresas tiveram que por obrigação adotar estratégias de marketing pois os clientes ficavam cada vez mais exigentes e informados. Com esta realidade, hoje as empresas precisam se preocupar que seus produtos tenham uma boa aceitação de mercado e que sejam produzidos a um público alvo.
Hoje a fidelização do cliente e a chave do negocio não basta só vender o que o cliente quer, mais sim adotar algumas características como ter uma conduta correta, garantir a performance do produto, saber ouvir o cliente, ter conhecimento do produto que está sendo oferecido, garantir a qualidade e fornecer instruções de uso para os consumidores, todas essas características ajudam e fazem com que o cliente se sinta seguro e deseje realizar uma próxima compra. Sabemos que fidelidade não se cria do dia para noite então as empresas são obrigadas a pesquisar também sobre os produtos concorrentes e além disso usar todas as ferramentas para uma boa pesquisa de satisfação, é fundamental hoje que a empresa crie um vinculo com o cliente pois o marketing boca a boca é a principal ferramenta, onde a indicação do próprio consumidor exige menos esforços e garantem uma maior confiança para o próximo cliente.
Uma estratégia muito adotada hoje e o método de franquia que consiste em um franqueador, o detentor da marca ou produto, ceda a um franqueado a venda do mesmo. Existem alguns suportes para que este método seja eficaz, um deles é a curva abc onde os produtos são classificados dentre os de mais importância, importância média e menos importância sendo respectivamente o produto a seria aquele de maior valor, alto nível de estoque e locação em vários armazéns , produto “b” seria aquele de valor mediano ,estoque intermediário e locação em armazéns regionais já o