empresas
A responsabilidade social das empresas é uma forma de assegurar e aumentar a competitividade e está relacionado com os deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral. Esta responsabilidade é a ética que tem vindo a movimentar um grande número de organizações e empresas a ter mais cuidado com as suas ações sociais uma vez que este mostra ser o caminho a percorrer de forma a obter sustentabilidade.
Responsabilidade social das empresas, não é somente ter um papel eticamente correto para passar uma imagem de seriedade dentro da empresa. Atualmente a responsabilidade social faz parte de um diferencial para a organização se manter competitiva.
A prática da responsabilidade social, deve ser encarada hoje como uma forma inovadora de gestão empresarial, pois atualmente as dificuldades sociais não são mais problemas exclusivos dos estados e governos.
Com o aumento da globalização econômica e da competitividade, o espaço para empresas que não atuam com ética e responsabilidade social vai diminuindo gradativamente e a idéia de que a empresa só existe para gerar lucro aos acionistas já vem a algum tempo sendo questionada. Adotar uma postura socialmente responsável, não significa somente fazer ações de caráter filantrópico com a comunidade, mas também, assumir o compromisso com a qualidade de vida dentro das empresas com seus funcionários e colaboradores, manter bom relacionamento com clientes e fornecedores num contexto de ética corporativa, ter qualidade de produtos e serviços, e qualidade total.