Empresas
Isto tudo só para dizer que sempre houve estas trocas, ou seja, a população sempre sentiu necessidade de criar e vender ou trocar por outros produtos.
Uma empresa é uma organização de recursos que, combinados, visam a concretização de determinados objetivos e a satisfação dos seus interesses e necessidades, bem como dos interesses e necessidades dos mercados em que concorre.
O termo empresa significa realização, empreendimento. É também um termo vulgarmente utilizado para designar um determinado estabelecimento pertença de uma ou mais pessoas.
Se considerarmos que uma organização é um grupo social em que existe uma divisão do trabalho que visa atingir determinados objetivos, podemos concluir que também a empresa é uma organização.
No entanto, tratando-se, acima de tudo, de um agente económico, uma das necessidades que tem de ser satisfeita é a obtenção de um rendimento, a que vamos chamar lucro, que lhe permite o seu desenvolvimento e, à semelhança do passado, a sua sobrevivência.
Basicamente, é este novo elemento, o lucro, que distingue uma empresa de uma organização, tornando-se, ela mesma, uma organização muito especial.
Resumindo:
Uma empresa é uma organização. Uma empresa é um agente económico. Ela visa diversos objetivos, entre os quais o lucro.
A conceção de uma empresa, seja ela grande ou pequena, com ou sem fins lucrativos, não se torna possível sem a adoção de uma série de princípios administrativos que irão engendrar a organização e o consequente desenvolvimento da empresa.
Segundo a Teoria Sistémica, esses princípios administrativos são dados