empresas e o Meio Ambiente
Introdução
A consciência da responsabilidade ambiental nos é dada desde pequenos, quando aprendemos a não jogar lixo nas ruas, que certos materiais podem ser trocados por novos, que aquilo que não usamos pode servir para alguém, que devemos economizar água e luz, que certos alimentos podem ser totalmente aproveitados, etc... Essa consciência cresce conosco e é passada para frente e devido ao consumo desordenado e sem planejamento a questão da sustentabilidade deixou de ser apenas uma discussão entre órgãos protetores da natureza, os governos e as grandes empresas, ela tornou-se uma questão de sobrevivência para nós e as próximas gerações, tornou-se uma questão social a qual cada vez mais cresce a cobrança e a pressão da sociedade nas grandes organizações para que apresentem projetos inovadores e sustentáveis. Garantindo assim melhor reaproveitamento dos recursos utilizados e a preservação do meio ambiente.
O que é o meio ambiente?
É tudo que se refere aos fatores sociais, culturais, tudo que nos envolve nos faz interagir, tudo que nos influencia e que nos faz influenciar.
O que é sustentabilidade?
O termo sustentar vem do latim, “sustentare” que significa sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar e cuidar. Com isso entendemos que Sustentabilidade é a capacidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições de um processo de forma a permitir sua permanência, em certo nível, por prazo determinado.
A Constituição Federal refere-se ao meio ambiente no seu Capitulo VI:
“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações” (Constituição da República Federativa do Brasil, 1988 - CAPÍTULO VI - DO MEIO AMBIENTE, Art. 225).
(Fonte: CEAN www.ibg-cean.org.br/educacao-ambiental/o-que-e-o-meio-ambiente)