Empresas Prest Servi Os 2015
PIS/PASEP, COFINS, CSLL E INSS
Novembro/2012
RESUMO
Este trabalho irá demonstrar os tipos de impostos que devem ser retidos nas empresas prestadoras de serviços, tanto para pessoa jurídica, quanto para pessoa física. Compreende como foco prático o desenvolvimento do papel de cada imposto, tais como base de calculo, suas alíquotas e seu fato gerador. O controle desses tributos e a forma como seu planejamento é estipulado pela gestão da empresa é essencial para evitar apropriação indébita e omissão dos devidos recolhimentos. A falta de conhecimento das obrigações fiscais pode causar grande prejuízo financeiro, incorrendo as empresas em penalidades e multas.
1 INTRODUÇÃO
Vamos apresentar os seguintes impostos: COFINS, PIS, CSLL e INSS. São tributos que incidem sobre os serviços prestados pelas pessoas jurídicas e pelas pessoas físicas.
O estudo desses tributos tende a evidenciar a forma correta de retenção e recolhimento dos devidos impostos e contribuições sobre a prestação de serviço, para, assim, evitar irregularidades fiscais, trazendo um conhecimento amplo e adequado para as empresas.
As empresas prestadoras de serviços têm conquistado um grande espaço no mercado; com esse crescimento, observou-se a necessidade de criar empresas terceirizadas para atender a demanda, o que gerou expectativa e dúvida sobre a forma de tributação para tais empresas; daí a necessidade de adquirir novos conhecimentos quanto à devida retenção e recolhimentos e também sobre a maneira de adequar e viver de acordo com as normas e legislações que regulam os tributos municipais, federais e previdenciários.
A apropriação indébita e a omissão da retenção e do recolhimento dos tributos acarretam sérios problemas fiscais para as empresas, visto que elas são obrigadas, perante a lei, a reter e recolher tais tributos junto aos respectivos órgãos