Qualidade M quina de Guerra
Nome: Roberta A. Rocha RM: 47632
Responder as pergunta de forma objetiva, baseadas no filme “Máquina de Guerra”:
1- Visão geral do filme.
O filme descreve o desenvolvimento de um projeto do exército americano que a princípio era de um transporte ágil de tropas (11 pessoas) durante a guerra, mas que com o desenrolar de muitos anos e dos interessados torna-se um tanque sem utilidade pois não funciona.
2- Como o filme se relaciona com a Qualidade.
O filme relaciona-se com a qualidade mostrando que a pressão para a finalização de um projeto complexo pode acarretar falha na aprovação induzida por redução no rigor dos testes.
3- Houve falha de planejamento da qualidade? Comentar.
Sim, houve falha de planejamento da qualidade. O projeto não foi idealizado baseado em uma utilidade fim. O escopo foi alterado inúmeras vezes: inicialmente foi projetado para transportar soldados no campo de batalha, depois projetado para ter mais autonomia e que fosse capaz de suportar pequenos conflitos (o que modificou seu desempenho e funcionalidade) e com o desenrolar do projeto foi solicitado para que tivesse características anfíbias e inúmeros armamentos.
4- Houve falha de garantia da qualidade? Comentar.
Sim, houve falha na garantia da qualidade e podemos observá-la nas ações tomadas que não estavam de acordo com as políticas e processos planejados. O planejamento e os requisitos não foram seguidos de acordo com as necessidades. Um exemplo claro foram os testes não realizados de acordo com as regras existentes para prevenir eventuais defeitos. Houveram provas falsas e manipuladas.
5- Houve falha de controle da qualidade? Comentar.
Sim, houve falha de controle da qualidade visualizada principalmente na não conformidade do projeto, não houve comparação de resultados com padrões aplicáveis, pois estes foram forjados. Não houve tratamento para que o produto funcionasse de forma correta e atendesse aos requisitos. Nenhum defeito foi reparado. Nos testes de penetração