empresarial questionarrio

1119 palavras 5 páginas
1-Explique o conceito de “profissionalmente” na definição de quem é empresário (art. 966).
R: De acordo com o artigo 966 do CC, o legislador brasileiro adotou o conceito de empresário seguindo o modelo italiano de 1941, sendo assim, empresário é aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada, ou talvez, melhor atividade economicamente organizada.
2- O que se entende por Externalidade?
R: Externalidades, também chamadas economias externas, cujos efeitos podem ser positivos ou negativos - em termos de custos ou de benefícios - gerados pelas atividades de produção ou consumo exercidas por um agente econômico e que atingem os demais agentes, sem que haja incentivos econômicos para que seu causador produza ou consuma a quantidade referente ao custo de oportunidade social. Na presença de externalidade, o custo de oportunidade social de um bem ou serviço se difere do custo de oportunidade privado, fazendo com que haja incentivos não eficientes do ponto de vista social. Portanto, externalidades referem-se ao impacto de uma decisão sobre aqueles que não participaram dessa decisão. A externalidade pode ser negativa, quando gera custos para os demais agentes - a exemplo, de uma fábrica que polui o ar, afetando a comunidade próxima. Pode ser positiva, quando os demais agentes, involuntariamente, se beneficiam, a exemplo dos investimentos governamentais em infraestrutura e equipamentos públicos.

3- Está correto afirmar que a Teoria da Empresa foi inserida no Brasil antes mesmo de ser amparada pela lei? Explique
R: Sim, pois reconhecendo a insuficiência da teoria dos atos do comercio, para um embasamento das relações mercantis da atualidade, o Brasil efetivamente passou por uma fase de transição em que a “Teoria da Empresa” passou a ser aplicada gradativamente, através de legislações, doutrinas e jurisprudências posteriores ao Código Comercial de 1850. A “Teoria da Empresa” que se fundamenta na organização dos fatores de produção para a criação ou

Relacionados