Empresarial II Trabalho
Letra de Câmbio
TRABALHO apresentado para a disciplina de DIREITO EMPRESARIAL IIPROCESSO CIVIL, do curso de DIREITO – turma 7º semestre, sob a orientação e avaliação da Prof. NILTON LORETO, na FASS-Faculdade São Sebastião.
Aluna
ANA PAULA DE ALMEIDA RM Nº: 140000695
SÃO SEBASTIÃO – SP
2015
Título de Crédito
Letra de Câmbio
A situação posta à discussão diz respeito a uma das espécies de título de crédito, a letra de câmbio, esta emitida em 08 de abril de 2015, sob a ordem do sacador Carlos Manga, avalizado por Davi Soja, ao sacado Bruno Pera, em favor de Antônio Matos, o tomador.
O tomador na posição de primeiro endossante da letra de câmbio, o faz, com a proibição expressa de novo endosso, em favor de Eunice Mamão, que tem como avalistas Irani e João Feijão.
O título por sua vez, volta a circular por meio do endosso de Fátima Coelho em favor de Gabriel Banana. Este último endossa parcialmente o valor da letra de câmbio em favor de Hélio Rato, ensejando na nulidade do ato imposta por força de lei.
O título de crédito em exame foi emitido cumprindo todo formalismo, portanto, nada obsta sua emissão ter se dado em papel de pão, visto que apenas ao cheque é imposta uma padronização ao papel, cuja emissão é restrita ao sacado.
De posse da letra de câmbio Hélio Rato em 11 de maio de 2015 apresentou a referida a Bruno Pera, o sacado, que recusou o aceite.
Diante do exposto surgem as seguintes questões.
1 – Hélio Rato tem direito a cobrar quantos reais e de quem? Justifique.
2 – Hélio Rato pode cobrar de Davi Soja? Justifique.
3 – Gabriel Banana garante o pagamento do título? Justifique.
4 – Se Gabriel Banana pegar o título ele tem direito a ação de regresso contra Antônio Marcos? Justifique.
5 – Qual foi o dia do vencimento do título? Justifique.
1 – Hélio Rato tem direito a cobrar quantos reais e de quem? Justifique.
Hélio Rato terá várias possibilidades e poucas limitações para cobrar os valores