empresa
A finalidade principal de um SIG é ajudar uma organização a atingir as suas metas, fornecendo aos administradores uma visão das operações regulares da empresa, de modo que se possa organizar, controlar, planejar mais eficaz e eficientemente. Em resumo, um SIG fornece aos administradores não apenas informação e suporte para efetiva tomada de decisão, bem como as respostas às operações diárias, agregando, assim, valor aos processos da organização. O SIG precisa fornecer a informação certa, para a pessoa certa, do modo certo e na hora certa.
As fontes internas de dados mais significativas para um SIG são seus SPTs. Na maioria dos casos, as empresas que mais conhecem os dados a serem obtidos, como e quando relatá-los com propriedade, e para quais gerentes apresentá-los representam aquelas que sabem aproveitar de forma mais significativa seus SIGs. As informações reduzidas (relatórios), principal modo de apresentação do SIG, que são fundamentais para que os gerentes executem as suas funções na empresa (processos de decisão), são apresentadas através de vários relatórios resumidos. Estes relatórios resumidos podem ser obtidos pela filtragem e análise de dados altamente detalhados em bancos de dados de processamento de transações e apresentação de resultados aos administradores de forma que façam sentido. Esses relatórios ajudam os administradores, fornecendo-lhes dados e informações para a tomada de decisões, de forma que possam utilizá-los prontamente.
Sistema de Informação Gerencial e sua Importância na Gestão Empresarial
É difícil avaliar de forma quantitativa o benefício causado pela implantação do SIG, tanto no controle quanto nas tomadas de decisões, porém Oliveira (2002) cita alguns dos benefícios que o SIG apresenta nas organizações:
• melhoria na tomada de decisões, através do fornecimento de informações mais rápidas e precisas;
• redução do grau de centralização de decisões na empresa;
• melhoria na adaptação da empresa para enfrentar