Empresa
Existe hoje muita dúvida e confusão a respeito de conceitos e terminologia usados nesta importantíssima área de atividade humana chamada Condicionamento de Energia.
Condicionar energia significa estabelecer padrões de comportamento previsíveis para a energia da rede elétrica do sistema público de distribuição. Portanto, um equipamento de condicionamento de energia recebe uma energia de corrente alternada denominada tensão AC, normalmente carregada de distúrbios e eventos potencialmente destrutivos e imprevisíveis. Esta tensão então é transformada em uma Energia AC condicionada a um comportamento previsível e aceitável para a maioria das cargas que necessitem desta energia. Por carga, chamamos qualquer tipo de equipamento ou dispositivo eletrônico como: motores AC, motores DC, lâmpadas, eletrodomésticos, computadores, equipamentos de áudio e vídeo, equipamentos médico-hospitalares, equipamentos de telecomunicações etc. conectados à rede elétrica.
Equipamentos sensíveis são definidos como aqueles que têm seu desempenho mais amplamente afetado pelos distúrbios da rede elétrica. São eles: equipamentos da tecnologia da informação - TI (computadores e seus periféricos, modems, roteadores, hubs etc); equipamentos de áudio e vídeo, principalmente os denominados high-end; equipamentos médico-hospitalares e de telecomunicações. Motores, lâmpadas e alguns dispositivos elétricos costumam apresentar menos sensibilidade a certos distúrbios da rede elétrica, e, portanto, não são considerados equipamentos sensíveis. Procuramos dar especial atenção à influência que uma rede elétrica mal condicionada provoca no desempenho de equipamentos de áudio e vídeo high-end. Neste setor, como em nenhum outro, os efeitos são extremamente perceptíveis.
A qualidade é a tônica da atividade humana no século XXI. Produtos e serviços se voltam no mundo todo para este objetivo. A energia elétrica não foge à regra. Entretanto, a qualidade de energia elétrica