EMPRESA SOUZA CRUZ
SOUZA CRUZ
SEGUNDA PARTE
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS – FMU
SÃO PAULO - 2013
EMPRESA SOUZA CRUZ
QUESTÕES:
- Crescimento Setorial:
A participação de mercado da Companhia alcançou 74,9% representando um aumento de 1,2 p.p. em relação a 2011, que foi de 73,7%.
- Potencial da Demanda:
O impacto da produção de Fumo da Souza Cruz ajudou a levar o país á posição atual de segundo maior produtor de fumo do mundo e de líder nas exportações mundiais. No primeiro semestre de 2012, 59 mil toneladas de fumo foram vendidas para outros países pela Souza Cruz. As taxas provenientes da indústria do tabaco é a maior fonte de renda para quase todos os países do mundo.
- Potencial de Investimento:
O plano de investimento da empresa foi tratado como “assunto estratégico”. Porém, no início deste ano, a companhia já havia anunciado que após 15 anos sem grandes investimentos na fábrica em Uberlândia, ela poderia aportar R$ 250 milhões no município até 2015. Do total, já estariam confirmados aportes de R$ 110 milhões para modernização da planta.
Fonte: (HTTP://www.abras.com.br/clipping.php?area=18&clipping=32771).
- Potencial de Recursos:
As captações podem ocorrer com fontes locais (Vendas) e internacionais (Exportações do Fumo) e incluem empréstimos junto a bancos (Capital de Giro) e emissões de títulos (Bolsas).
- Situação da Economia Local:
Em 2012, a economia brasileira apresentou um crescimento do PIB estimado em 0,8% principalmente influenciada pela crise na Europa, desaceleração da China e período de recuperação dos Estados Unidos, juntamente com a queda no nível de atividade da indústria. O desempenho da indústria foi fortemente impactado por baixos níveis de investimento, redução da competitividade e por uma maior oferta de produtos importados no país. Uma série de medidas de estímulo ao consumo juntamente com a queda da taxa de juros não foi suficiente para minimizar os efeitos acima mencionados.