adm financeira souza cruz
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
ANÁLISE FINANCEIRA: APLICADA A EMPRESA SOUZA CRUZ
JONATHAN BORGES FLORIANO
LUANA CRISTINA LUVIZOTTO
LUANA DOS SANTOS
PAULA BILIBIO
PAULO VITOR JACOBSEN
BLUMENAU
2014
JONATHAN BORGES FLORIANO
LUANA CRISTINA LUVIZOTTO
LUANA DOS SANTOS
PAULA BILIBIO
PAULO VICTOR JACOBSEN
ANÁLISE FINANCEIRA: APLICADA A EMPRESA SOUZA CRUZ
Trabalho de Administração Financeira apresentado para Avaliação no Curso de Administração do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Regional de Blumenau.
Profª.: Ilisangela Mais
BLUMENAU
2014
1 introdução
No dia 25 de abril de 1903, o jovem imigrante português Albino Souza Cruz colocava em funcionamento a primeira máquina do Brasil a produzir cigarros já enrolados em papel. Com apenas 16 funcionários trabalhando em um sobrado no Centro (do Rio de Janeiro), o fundador da Souza Cruz produziu a sua primeira marca de cigarros, a Dalila. O sucesso do produto nas tabacarias da então Capital Federal foi rápido e obrigou Albino a expandir a produção.
Em 1910, a Souza Cruz comprou a imponente Imperial Fábrica de Rapé Paulo Cordeiro, na rua Conde de Bonfim, nas matas da Tijuca, e instalou a sua primeira fábrica. Mas eram necessários mais recursos e aporte de tecnologia para que a empresa pudesse acelerar seu ritmo de crescimento. E, para atingir esses objetivos, em 1914, Albino Souza Cruz transformou a companhia em uma sociedade anônima, passando o controle acionário ao grupo British American Tobacco. Esta mudança alavancou o crescimento da Souza Cruz, levando-a a se tornar a maior indústria de fumo da América Latina. A partir daí, a Souza Cruz aumentou sua produção, internacionalizou-se, evoluiu tecnologicamente e tornou-se líder absoluta de mercado e referência internacional no marketing de