CARACTERIZAÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS II
1. OBJETIVOS:
Realizar a identificação de compostos orgânicos por ensaios químicos simples e de rápida visualização através dos testes da 2,4-dinitrofenilhidrazina, de Tollens e do iodoformio.
2. INTRODUÇÃO:
Os aldeídos e as cetonas são grupos funcionais conhecidos por apresentarem o oxigênio ligado duplamente a um átomo de carbono. Possuem um grupo acila em comum e se diferem entre si pelo substituinte deste grupo. O grupo carbonila é um dos grupos funcionais mais importantes da química orgânica, além de aldeídos e cetonas, este grupo pode estar presente em ácidos carboxílicos, ésteres, haletos, ácidos e amidas. Os grupos funcionais apresentam certas reações que distinguem-se umas das outras podendo ser utilizadas para fins de identificação de compostos de fácil verificação (JUNIOR, 2011).
No teste da 2,4-dinitrofenilhidrazina, os aldeídos e cetonas reagem em meio ácido formando precipitados de coloração amarela ou vermelha, o produto traz, na maioria dos casos, pontos de fusão definidos, permitindo caracterizar aldeídos ou cetonas. O teste de Tollens forma um precipitado de prata que aparece como um espelho nas paredes do tubo de ensaio, no caso das cetonas, elas não reagem. Este teste é utilizado para a identificação de aldeídos (ALVES,2011). O teste do iodofórmio é positivo para amostras que contenham grupos CH3CO-, ou CH2ICO-, ou CHI2CO-, ligados a um átomo de hidrogênio ou a um átomo de carbono que não possui hidrogênios muito ativos, ou grupos que contribuam em comum grau excessivo de impedimento estéreo. O ensaio permite a distinção entre as demais cetonas e as metilcetonas (RCOCH3), dando resultados positivos, para estas últimas (ALVES, 2011).
3. MATERIAIS:
Conta gotas (3);
Pipetas de 5 ml (8);
Tubos de ensaio (8).
4. REAGENTES:
Hidróxido de amônio 10 %;
NaOH 5 % e 10 %;
Reagente de Tollens;
Iodeto de potássio-iodo;
Nitrato de prata 5%;
Formol (ou Formaldeído);
Acetona (ou Propanona);