Empresa publica e privada
Empresa pública: é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criada por lei para a exploração de atividade econômica que o governo seja levado a exercer por força de contingência administrativa, podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito.” Ex: Caixa Econômica Federal, que pertence à
União (governo federal).
Empresa privada - Modalidade de empresa em que o proprietário é pessoa natural ou jurídica, sendo, então singular ou individual, se explorada por pessoa física; e coletiva, se organizada e dirigida por uma sociedade. Ex:
Supermercados, farmacias e etc.
Há algumas diferenças fundamentais entre a área privada e a pública.
Enquanto na primeira o gestor pode fazer tudo aquilo que não for proibido, na outra é necessário seguir o que a lei manda, dentro dos rigores dos ritos administrativos. Não é raro que líderes egressos da área privada queiram impor o seu modo de proceder no setor público e fiquem impacientes com a resistência dos subordinados. Além disso, a avaliação de desempenho é algo complexo de se realizar na prática. Sem um mapeamento adequado de competências, atrelado a metas estratégicas factíveis, complementado por definições de habilidades e atitudes requeridas para atingir aquele objetivo, ela fica crivada de subjetividade. E isso quase sempre é um julgamento do do outro, construído sob bases inadequadas, causando irritação e sentimento de injustiça.
Diz a boa técnica que o feedback é um acompanhamento do indivíduo, voltado para o desenvolvimento das suas competências, habilidades e atitudes. Dado que na área pública há uma grande cobrança pelos processos e pelos ritos, é difícil afirmar, sem ter feito um trabalho anterior cuidadoso, se o que você chama de desempenho inferior realmente o seja.
Sabemos que, infelizmente, a nossa querida República