EMPRESA PÚBLICA E EMPRESA PRIVADA : SUAS PRINCIPAIS DIFERENÇAS E APLICAÇÕES
O presente trabalho é sobre empresas públicas e empresas privadas, mais concretamente a história das empresas, objetivos, características. É objetivo deste trabalho apresentar as diferenças e aplicações de empresas públicas e empresas privadas. Está organizado em 5 partes. No primeiro capítulo está sendo explicado o que são empresas, como surgiram e suas características , no capítulo 2,3 e 4 o que são empresas públicas e privadas e no 5 o papel do administrador dentro das organizações.
1 - EMPRESAS
Nas últimas décadas o crescimento de empresas está crescendo disparadamente, cada vez mais as pessoas almejam ter seu próprio negocio ou fazer parte de uma grande empresa, mais este processo crescimento foi desenvolvido muito lentamente. Até o século XVIII as empresas eram poucas, foi só a partir da invenção da máquina a vapor, desenvolvida por James Watt, que as empresas evoluíram e começaram a crescer rapidamente, gerando assim varias mudanças nos modos de produção, e em todo o sistema da sociedade.
Surge assim neste período a Chamada Revolução Industrial, que nasceu na Inglaterra e se expandiu para o Mundo inteiro, a principal particularidade dessa revolução foi à substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
Foi de extrema importância a Revolução Industrial para toda sociedade, teve-se que criar um novo modelo de administrar as empresas e as comunidades, pelos rápidos avanços produtivos, a revolução tornou os métodos de produção mais eficientes e eficazes, os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, com preços mais baixos e estimulando o consumo.
Em consequência de todas estas mudanças, foi criado um novo conceito de administração de empresas, produção e vida das comunidades, germinando a nova sociedade industrial, criando novas ideologias políticas que geraram novos saltos qualitativos até aos tempos