didática
Conjunto de crenças e idéias, de qualificações e especialidades que envolvem as trocas de símbolos, bens e poderes que, em conjunto constroem tipos de sociedades .Educar é ajudar o educando a descobrir a si mesmo.
Quando falamos de educação logo nos chega a imagem da escola.
A educação é apenas uma fração da experiência endoculturativa. Ela aparece sempre que há relações entre pessoas e intenções de ensinar-e-aprender. São como as intenções de “modelar” a criança para conduzi-la a ser o “modelo” social de adolescente e, ao adolescente, para torná-lo mais adiante um jovem e, depois um adulto. A educação acontece em locais onde não há escola, já que por toda parte pode haver “redes e estruturas sociais de transferência de saber de uma geração a outra, onde não foi sequer criada a sombra de algum modelo de ensino formal e centralizado.
A educação aprende com o homem a continuar o trabalho da vida”
A educação é uma chave que abre a possibilidade de tornar gente em pessoas e pessoas em cidadãos.
Assim, educar é cooperar com o educando a descobrir a si mesmo. Cabe a nós, educadores, incitar o educando a um caminho de busca ininterrupta para que as descobertas durem tanto quanto a própria vida. Por isso, a nossa primeira missão como educadores não é supri-los de informações. É instigar o educando á busca do seu verdadeiro ser.
Para que a Educação seja um dos instrumentos que facilite a compreensão e a transformação da realidade, a prática didática há de estar pautada em uma atuação que visualize o educando enquanto pessoa, sujeito de sua história, capaz de descobrir a si mesmo e a realidade, modificando-se e modificando-a. ... todo ato educativo é essencialmente político... todas as vezes que questionamos a educação, questionamos as formas de consciência,