empresa projetada
É muito importante, na profissão de auditor, exercer as funções com honestidade, sempre de acordo com as leis e os interesses dos clientes. Além disso, outras características interessantes são:
integridade; responsabilidade; confiabilidade; ser organizado; ser ético; ser flexível; ser dedicado; estar em constante atualização; gostar de cálculos matemáticos; postura crítica; segurança diante de problemas; capacidade de lidar com o stress do trânsito; disciplina; comprometimento; honestidade; disponibilidade para viagens; ter conhecimentos básicos de informática.
Qual a formação necessária para ser um auditor?
Para trabalhar na área de auditoria é preciso ter diploma de graduação de curso superior em Ciências Contábeis. O curso tem a duração de quatro anos e exige que o estudante goste de matemática. Entre as disciplinas do currículo, estão: análise de balanço, técnicas contábeis, estatística, contabilidade geral e comercial, direito tributário e auditoria. Além disso, é importante saber falar inglês. O profissional para exercer a profissão deve estar registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC de sua região). Os auditores que pretenderem auditar entidades de capital aberto e aquelas que operam no mercado financeiro sujeitas ao controle do Banco Central do Brasil, devem estar registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Principais Atividades
elaborar e analisar demonstrações contábeis de empresas de diversos segmentos; revisar procedimentos de controle interno; elaborar relatórios; negociar em Bolsa de Valores; avaliar o ambiente de controle interno; auditar as contas com o objetivo de emitir um parecer dos auditores independentes; prestar contas das entidades de direto público.