Empresa Eternit
História
Em 1940, foi constituída a ETERNIT DO BRASIL CIMENTO AMIANTO S.A, em uma parceria entre o dono da Eternit suíça com participação da Eternit belga.
A empresa construiu sua primeira fábrica em Osasco, na região metropolitana de São Paulo, e deu início à produção de fibrocimento em agosto de 1941.
Em 1948, a companhia é registrada na Bolsa de Valores de São Paulo, e já no ano seguinte inaugura sua fábrica na cidade do Rio de Janeiro. Durante os primeiros anos, os produtos eram vendidos diretamente nas fábricas e através de pequenos caminhões e até carroças.
Durante as décadas de 50 e 60, com a expansão do mercado brasileiro de construção civil, a Eternit passou a trabalhar com redes de distribuidores, com a abertura de filiais de vendas e aumentou sua linha de produtos, que incluía telhas, caixas-d'água, tubos, chapas lisas, dentre outros.
Em 1967, a empresa funda a Eternit Bahiana, na cidade de Simões Filho – BA, para suprir a demanda por seus produtos na região Nordeste. No mesmo ano, a Eternit se torna sócia da Brasilit na mineradora SAMA, e são iniciadas as atividades na Mina de Cana Brava, na cidade de Minaçu – GO. Ao mesmo tempo, a exploração da Mina de São Félix é encerrada devido ao esgotamento das reservas.
Com o crescimento de Brasília e a expansão do país rumo ao Centro Oeste, a Eternit fundou, em 1971, a fábrica de Goiânia, sendo pioneira na atividade industrial da cidade, com 200 empregados. No ano seguinte, visando atender a região Sul do Brasil, a quinta unidade da Eternit foi fundada na cidade de Colombo – PR, que chegou a operar com cerca de 2.000 colaboradores.
Em 1972, a Wagner S.A. inaugurou uma planta industrial em Manaus, e, em 1973, buscando a diversificação de sua linha de produtos, a Wagner passou a produzir o Painel Wagner Wall, voltado para o conceito de Construção Seca através de sistemas construtivos. No ano de 1980, a Wagner S.A. foi incorporada pela Eternit, que passou a comercializar seus produtos.
Criada em