Projeto Análise Financeira
1 – INTRODUÇÃO4
2 – SITUAÇÃO PROBLEMA 6
3 – OBJETIVO DA PESQUISA7
4 – JUSTIFICATIVA8
5 – DELIMITAÇÃO DO TEMA9
6 - HIPÓTESE10
7 - METODOLOGIA11
8 - CRONOGRAMA12
9 - REFERÊNCIAS13
1 INTRODUÇÃO
Este projeto de pesquisa será pautado na análise do setor macroeconômico da construção civil, demonstrando seus resultados recentes e, especificamente, nos resultados econômicos e financeiros do grupo Eternit, além de avaliar o impacto que a provisão de contingência da extração do amianto pode acarretar na contabilidade da empresa.
O grupo ETERNIT foi fundado em 1940 e com registro em bolsa desde 1948, sendo a maior empresa de coberturas do país, com atuação no segmento de louças, metais sanitários e componentes para sistemas construtivos. É composto por 11 fábricas e uma mineradora, atuando no mercado interno e externo, exportando a fibra do crisotila (amianto) para mais de 20 países e hoje conta com mais de 2500 colaboradores. A Eternit é líder no segmento de telhas de fibrocimento e de concreto, com participação de 30% de cada mercado. Segundo ETERNIT (2013),
Além de se tratar de uma das maiores empresas do segmento da construção civil, o trabalho também se justifica no sentido de demonstrar a situação do setor da construção civil, responsável por 4% do PIB em 2009 e que veio acumulando sucessivas taxas de crescimento de 1995 até 2008. A taxa de crescimento média nesse período ficou em torno de 9,7% ao ano” (COSTA, 2013, p. 312).
A indústria da construção civil brasileira tem também como característica o uso intensivo de mão de obra, e no ano de 2007 ela empregou cerca de 1,5 milhão de trabalhadores. (COSTA, 2013).
A pesquisa também se justifica pelo aspecto ambiental e contábil, visto que a utilização do amianto¹ na fabricação de produtos pode causar malefícios à saúde dos trabalhadores, gerando possíveis despesas com processos trabalhistas.
Embasado nos conceitos de problema apresentados por autores renomados foram estipuladas duas situações