Pim ii gestão financeira - etenit

7794 palavras 32 páginas
1 INTRODUÇÃO

O capítulo 2 trata da descrição da organização da Empresa analisada Eternit S/A.
O capítulo 3 apresenta os aspectos relacionados à contabilidade.
O capítulo 4 se aprofunda nas aplicações de fundamentos da gestão financeira.
O capítulo 5 aborda a análise dos demonstrativos financeiros
O capítulo 6 traz orçamento empresarial da empresa analisada.
O capítulo 7 mostra a dinâmica das relações interpessoais. 2 DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO ESCOLHIDA

2.1 Denominação e Forma de Constituição

Eternit S.A, empresa constituída no Brasil em 1940 com a denominação Eternit do Brasil Cimento e Amianto S.A com uma fábrica em Osasco, região metropolitana de São Paulo, na forma de legislação Societária de capital aberta com registro na Bolsa de Valores em 1948.

GRÁFICO 01: Evolução da base acionária

GRÁFICO 02: Estrutura acionária

2.2 Dados e Fatos Relevantes da Origem da Organização

Em 1895 foi descoberto o fibrocimento – uma mistura de cimento, amianto e água – pelo austríaco Ludwig Hatschek, baseando-se na fabricação de papel, o industrial continuou a desenvolver o processo de forma a atingir dimensões industriais. Por fim, batizou seu processo de produção de ETERNIT (derivada do latim a eternitas, que quer dizer “eterno”), inspirado em sua principal matéria-prima, o amianto, cujo nome grego asbestos significa “indestrutível”.
Durante as primeiras décadas do século XX diversos empreendedores adquiriram licenças com Hatschek para iniciar a produção de fibrocimento. Nesta época, foram fundadas a Eternit Suíça, Belga, e a Eternit Francesa, entre outras.
Em 1940 foi constituída a ETERNIT DO BRASIL CIMENTO AMIANTO S.A, em uma parceria entre o dono da Eternit Suíça com participação da Eternit belga. A empresa construiu sua primeira fábrica em Osasco, na região metropolitana de São Paulo, e deu início à produção de fibrocimento em agosto de 1941. Em 1948 a companhia é registrada na Bolsa de Valores de São Paulo, e já no ano seguinte

Relacionados