Empregabilidade
Definição de “Empregabilidade” a partir da noção de Autonomia do Trabalho com referência do autor pesquisado
Amanda Branco Duque amandabduque@gmail.com Vinicius Vancellote
v.vancellote@gmail.com
O empregabilidade pode ser definido como “o conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamento s que tornam o profissional importante para qualquer empresa”. Essas características transcendem às empresas e atendem às necessidades do mercado de uma forma geral, portanto empregabilidade é a condição que o profissional apresenta ou deve apresentar para se adequar às novas exigências do mercado.
Sob a égide da empregabilidade, cabe ao trabalhador mostrarse atraente aos olhos do empregador e comprometido permanentemente com a melhoria de sua qualificação profissional, que deixa de ser somente uma atividade concentrada em um período da vida do trabalhador, para tornarse uma exigência constante de atualização das capacidades adquiridas, um movimento individual em direção à conquista de novas habilidades, disposições e autonomia. A autonomia que o novo trabalhador passa a ter, organizando seu horário de trabalho de acordo com suas conveniências, não o desobriga a cumprir metas: ao contrário, a competição entre trabalhadores torna esses prazos e metas ainda mais rígidos. O empregador conta com o autocontrole e a autodisciplina do indivíduo..
Em seu estudo sobre o poder, Foucault usa como recurso o que denomina de método genealógico. São as relações de poder, múltiplas e pulverizadas no campo social. O autor explica o aparecimento de saberes a partir de suas condições de possibilidades (o suporte dado pela ciência para ser legitimado como conhecimento) ou pelas condições externas aos próprios saberes,