Empregabilidade
Resumo: A Empregabilidade, fundamental para o profissional que pretende obter melhores condições de contratação e elevação em uma empresa, por meio de qualidades intencionalmente desenvolvidas, tornou-se um importante tema de discussão nos setores socioeconômicos e centros de formação de todo o mundo. A organização ao compreender que é estratégico apoiar ao colaborador a obter maior índice de empregabilidade, desenvolvendo suas aptidões, atitudes, habilidades e competências com capacitação e formação adequada, possui maiores possibilidades de aumentar sua produtividade, lucratividade e qualidade dos serviços. Este estudo apresenta alguns resultados de pesquisas quantitativas e qualitativas sobre o tema proposto realizada na hotelaria de Curitiba, com objetivo de beneficiar empresas hoteleiras, centros de formação e Bacharéis em Turismo e Hotelaria.
Palavras-chave: empregabilidade; recursos humanos; educação turística; mercado de trabalho; Bacharel em Turismo e Hotelaria.
1
Trabalho apresentado ao GT “Turismo e Gestão Organizacional” do IV Seminário de Pesquisa em Turismo do MERCOSUL – Caxias do Sul, 7 e 8 de julho de 2006.
2
Prof. Dr. Dario Luiz Dias Paixão – turismo@unicenp.edu.br Bacharel em Turismo – Universidade Federal do Paraná Mestre em Turismo – Universidad de Las Palmas de Gran Canaria – Espanha Doutor em Planejamento e Gestão do Turismo Sustentável – Universidad de Málaga Professor de Gestão Estratégica de Empresas e Destinos Turísticos de cursos de pós-graduação Membro do Conselho Editorial da Revista Estudios y Perspectivas del Turismo – CIET – Buenos Aires Avaliador ‘ad hoc’ do Conselho Estadual de Educação – Estado do Paraná.
Corpo do trabalho 1. Introdução Em meio à crise global do emprego, o conceito da empregabilidade torna-se fundamental porque é a condição de ser empregável, ou melhor,