Empregabilidade
estrutura e tendências do mercado de trabalho
Prof. Dorivaldo Francisco da Silva
Profª Maria Inês Ferreira Xavier
Universidade deTaubaté
Departamento de Economia, Contábeis e Administração
Núcle de Pesquisas Econômico-sociais - NUPES RESUMO: Este trabalho analisa a reestruturação econômica atual, em que profissões desaparecem e são criadas, ou passam por constantes renovações face a flexibilização dos processos de produção e incorporação de novas tecnologias, reduzindo postos de trabalho e exigindo crescente qualificação profissional na busca da empregabilidade. Analisa ainda a distribuição da força de trabalho no Estado de São Paulo nos três setores da economia.
PALAVRAS-CHAVE: empregabilidade; reestruturação econômica; qualificação profissional.
ABSTRACT: This paper analyses the current economical restructuring where the professions both disappeared and are created. The professions also suffer constant renewings due to the production processes versatility and the embodiment of new technologies, reducing the work force and demanding growing professional qualification, aiming at employability. The paper also analyses the work force distribution within São Paulo State, regarding the three economy sectors.
KEY WORDS: employability, economical restructuring; professional qualification.
[pic]
INTRUDUÇÃO O objetivo de trabalho é apresentar, de forma organizada, as novas exigências do mercado de trabalho quanto ao perfil do profissional, bem como a estrutura atual de colocação da mão-de-obra nos setores da economia, no estado de São Paulo e no Vale do Paraíba. O desemprego e a situação de trabalho precário apontam para a necessidade de uma formação que não seja garantia só de competência, mas também de habilidade, qualificação e, principalmente, de empregabilidade. Empregabilidade definida como boa chance de uma pessoa empregada manter o emprego, ou, se desempregada, de conseguir trabalho. Neste contexto inserem-se as