Empregabilidade dos jovens
2. Problema: Quais são as diferenças de empregabilidade dos jovens do ensino médio e do ensino técnico?
3. Hipóteses:
O desemprego entre os jovens ocorre principalmente pela falta de escolaridade, oportunidades e experiências. No ensino técnico os jovens são mais empregados do que no ensino médio.
Uma pesquisa do IBGE em 2006, mostra que existem no Brasil cerca de 51,1 milhões de jovens entre 15 e 29 anos, sendo 46,6% desempregados (de acordo com o Ipea).
As questões de formação acadêmica influenciam na empregabilidade.
4. Objetivo Geral: Identificar e analisar as principais características de empregabilidade entre os jovens do ensino Médio e do Ensino Técnico.
5. Objetivos Específicos:
Analisar através de pesquisas feitas com alunos do Ensino Médio e do Ensino Técnico, qual é o numero de jovens empregados.
Aplicar questionários com seis perguntas em duas escolas (cerca de 50 alunos participaram)
Entender de uma forma geral, como os jovens estão enfrentando o mercado de trabalho.
Identificar os motivos que facilitam e dificultam a empregabilidade para os jovens.
6. Justificativa:
A intenção do grupo é apresentar a questão da empregabilidade dos jovens, comparando os alunos do Ensino Médio com os do Ensino Técnico. Obteremos resultados através de pesquisas, dos quais cerca de 25 alunos no Ensino Médio serão pesquisados através de um pequeno questionário, e o mesmo será feito com alunos do Ensino Técnico.
O tema nos atraiu e despertou interesse em nosso grupo, por ser um tema que abrange problemas que já vivenciamos. Tivemos interesse em estudar as causas e confirmar hipóteses relevantes para o nosso trabalho, e que assim, esse trabalho acrescente não só para o nosso conhecimento, mas que possamos repassar todo conteúdo estudado para outras pessoas.
O ponto positivo que nosso tema apresenta é que obteremos resultado