Empreendorismo
São muitos os fatores que levam o fracasso de uma empresa que estão ligadas à falta de planejamento e a erros na administração, principalmente nos primeiros anos de vida, segundo estudos do Sebrae, serviço de apoio à micro e pequena empresa.
Segundo pesquisa do Sebrae Nacional, a taxa de mortalidade de empresas nos primeiros dois anos de atividade é de 26,9% no país. Em alguns Estados, a situação se agrava. Em Pernambuco, que tem o maior índice de falências, 42% das empresas fecham as portas antes de completar dois anos.
Os principais motivos de insucessos que levam pequenas e médias empresas ao fracasso são:
- Falta de Planejamento
Muitos empresários começam seu negócio sem um plano de negócio, começando atuar sem conhecimento necessário. È preciso estudar seu produto, pesquisar seu público alvo, fornecedores, custos fixos,concorrência, localização e entre outros. Quanto mais informações estiver no seu ramo escolhido, maiores são suas chances de sucesso.
- Controle Financeiro
Muito empresários não conhece boa parte dos conceitos de financias que são indispensáveis para se tocar um negócio, se perdem quando o assunto é administração. O controle financeiro é uns dos principais fatores cruciais dentro de uma empresa.
- Falta de Divulgação
A falta de divulgação é uns dos grandes fatores que leva a falência das empresas. O empresário tem de entender o mercado que deseja atingir, saber onde seu público está e do que ele gosta. E partir dessas informações estabelece uma estratégica de propaganda ideal para seu público, e não se esquecendo de investir na rede de Network.
- Não Acompanhar a Rotina da Empresa
A dedicação é uma das principais qualidades de um empreendedor. Deixar a empresa das mãos de terceiros é muito arriscado. Ele deve separar um determinado período do seu dia para verificar de perto cada área da empresa. O empresário deve estar sempre presente na empresa para fiscalizar o trabalho e resolver problemas.
- Não se adaptar às necessidades